20 setembro 2012

Joaquim Barbosa, Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ex faxineiro - 20.09.12


Joaquim Barbosa: de faxineiro a Ministro

Joaquim Barbosa, Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ex faxineiro, ele trabalhava limpando banheiros no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Brasília, Distrito Federal. 

Joaquim nasceu pobre, filho de uma dona de casa e de um pedreiro, porém, assim como milhões de meninos pobres que existem no Brasil, alimentava grandes sonhos.



O Sonhador e batalhador Joaquim dividia o tempo entre os bancos escolares e a faxina no TRE do brasiliense.

Apaixonado por línguas, um dia, o mineiro, na certeza da solidão, cantava uma canção em inglês enquanto limpava o banheiro do TRE. Naquele momento, um diretor do tribunal entrou e achou curioso uma pessoa da faxina ter fluência em outro idioma. A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções.

Nosso Paladino da Justiça é fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Formou-se em Direito pela UNB, sendo a época o único negro da faculdade.

Passou nos concursos de: Oficial da Chancelaria, Advogado do Serviço Federal, Procurador da República, Professor da Universidade do Rio de Janeiro. Ahh, ele toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

Então, tá! Bom exemplo a ser seguido!

Leia matéria sobre o ministro  http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG57316-6009-259,00.html (Época - 2003)

Share this

0 Comment to "Joaquim Barbosa, Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ex faxineiro - 20.09.12"

Postar um comentário