01 outubro 2012

Concursos - MPU: procurador-geral do trabalho anuncia novos concursos - 01.10.12

MPU: procurador-geral do trabalho anuncia novos concursos

Em palestra na 3ª Feira da Carreira Pública e Mercado de Trabalho, na tarde desta quinta, dia 27, Luís Antonio Camargo anunciou que o Ministério Público do Trabalho (MPT) prepara a abertura de novos concursos para os cargos de analista e técnico. “Estamos buscando aprovação do orçamento e esperamos que não haja contingenciamento do quadro. Precisamos de servidores e a expectativa é de que o edital seja publicado em novembro deste ano, com possibilidade de nomeação em abril de 2013”, afirmou o procurador. Assista ao vídeo especial aqui.

Luís Antonio disse, ainda, que outra seleção para procurador do Trabalho também está em pauta para o começo do ano que vem. “Em outubro, acontecerá a prova oral do concurso que está em andamento, com 44 candidatos aprovados até aqui. Este é 17º concurso para procurador. Foram 51 vagas disponíveis e está claro que não preencheremos todas. Faremos outra seleção já no começo do ano que vem”, disse.

Durante a palestra, Luís Antonio Camargo falou sobre a rotina de procurador-geral do Trabalho. “Uma das atividades mais delicadas, mas ao mesmo tempo mais gratificantes, é o resgate de trabalhadores em situação de maus-tratos. Participo deste tipo de operação desde o começo da década de 1990. Atualmente, sinto que estamos mais organizados e articulados, tanto que o número de resgatados tem diminuído. O Ministério Público do Trabalho tem a obrigação de interferir na defesa da ordem jurídica, dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, declarou.

Segundo ele, o profissional que atuar nessa área deve ter a convicção de que seu trabalho é fundamental para o estado democrático, pois o papel fundamental do MPT é zelar pela defesa da Constituição Federal. Ele espera que os interessados e futuros postulantes à carreira no órgão tenham ciência disso, e deu uma dica para quem quiser seguir no MPT.

“A vida do procurador tem certa dose de tensão, pois sempre há o enfrentamento com pessoas poderosas. Mas por outro lado, há a questão do orgulho de pertencer ao MPT, pois se trata de uma instituição extremamente sólida e firme, com balanço altamente positivo diante da sociedade. O procurador deve ser sempre indignado. Deve manter a indignação, enquanto houver um homem marcado a ferro numa fazenda do interior, ou uma criança trabalhando em um lixão. Com este sentimento, e com a nossa atuação, estes graves problemas serão erradicados. Com acúmulo de estudo e preparo os interessados serão bem-vindos, pois, historicamente, sobram vagas”, completou.
 
FONTE : FOLHA DIRIGIDA

Share this

0 Comment to "Concursos - MPU: procurador-geral do trabalho anuncia novos concursos - 01.10.12"

Postar um comentário